SEG - SEX: 09:00 - 06:00 PM
Será que o ambiente está afetando a sua saúde?
Entenda como você pode identificar que o ambiente que você vive colabora para uma imunidade baixa ou se está provocando uma doença específica.
A principal mensagem que eu gostaria de transmitir hoje é que os ambientes impactam diretamente na nossa saúde, sim!
Tendinite, rinite, sinusite, alergias de um modo geral, estresse, dor de cabeça, insônia, infertilidade, agitação excessiva e a longo prazo pode desenvolver câncer, leucemia e doenças mais graves.
A OMS reconhece que um ambiente pode impactar a nossa saúde.
“A Síndrome do Edifício Doente (SED) foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982. Trata-se de um conjunto de doenças desencadeadas pela proliferação de microrganismos infecciosos e partículas químicas em prédios fechados.”
Através da Geobiologia ou Biologia da construção podemos identificar que partículas químicas e microrganismos infecciosos é gravíssimo, e que existem outras camadas de análise que afetam nossa saúde que envolvem a parte física e emocional que são desencadeadas através de um espaço construído.
Através da arquitetura conseguimos desenvolver um ambiente com base nos padrões da natureza, seguindo os parâmetros do HBC – Healthy Building Certificate que certifica os ambientes como saudáveis.
Vou te contar um pouco sobre minha experiência sobre isso.
No ano de 2009 eu estava no último ano da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, minha rotina era assim:
Antes de terminar o ano eu já tinha desenvolvido tendinite nos dois pulsos.
Agora vou te contar como o ambiente colaborou com o desenvolvimento desta tendinite.
Um dos fatores que analisamos no ambiente que é o grande “vilão” desta geração são as ondas eletromagnéticas. Elas estão presentes em grande escala da vida das pessoas, dentro e fora das construções.
O notebook em si, quando conectado a uma fonte de energia cria um campo elétrico de aproximadamente 1 metro ao redor dele, podendo variar dependendo do modelo.
Acontece que ao utilizar o teclado por tempo prolongado unimos dois problemas:
O mesmo não acontece com um computador com CPU onde a concentração de energia não fica no teclado e sim na CPU facilitando o afastamento deste campo do nosso corpo, o resultado é que o corpo fica mais relaxado e nossa produtividade consequentemente aumenta.
Eu também poderia ter evitado utilizando um teclado ergonômico e um suporte para o notebook pelo menos durante o uso na minha casa e com bastante atenção a ergonomia (qualidade da cadeira, dos apoios de braços, pernas e postura).
Acontece que esses campos também estão próximos as redes de alta tensão, antenas de celular (ondas de alta-frequência) e até naquele roteador “inofensivo” de internet dentro da sua casa.
Eu testei e comprovo que ao desligar o roteador de internet da casa durante a noite, todos dormimos melhor, principalmente quando meus filhos eram bebês acordando a noite toda.
Conseguimos mais horas de sono com essa prática por diversas noites.
Rinite, sinusite e outros problemas respiratórios, geralmente se agravam através de produtos presentes no ambiente ou deficiência na ventilação e iluminação natural.
Exemplo: tintas que possuem Compostos Orgânicos Voláteis (COV) na fórmula, aromatizadores químicos, produtos de limpeza (quanto mais cheiroso, mais perigoso), produtos à base de cloro, removedores, amaciantes e até o sabão que você usa pode ser um vilão.
A ventilação adequada com presença de janelas, de preferências aquelas que formam corrente de ar ao serem abertas, ajudam muito a troca natural do ar contaminado. A presença de plantas também ajuda a filtrar esse ar interno além de equilibrar a umidade interna, e com cuidado na escolha da espécie pode e deve ser usada inclusive nos quartos.
Sobre infertilidade, leucemia e doenças mais graves. Você pode desconfiar que provém do ambiente quando você percebe que não tem explicação médica encontrada após a realização de exames e pode então fazer um análise de geobiologia na sua casa e no seu trabalho.
Conheci já duas mulheres que moravam próximas de redes de alta tensão com problemas de aborto e infertilidade.
Conecte com seu corpo e comece a observar quando esses sinais de mal estar surgem e onde surgem. Se os sintomas mudarem conforme você muda de ambiente.
O ambiente pode estar prejudicando sua saúde!
A geobiologia, baubiologia ou biologia da construção, estuda o impacto das construções sobre a saúde e o bem-estar humano. O termo tem origem na palavra alemã Baubiologie, em que ‘bau” se refere à construção ou cuidado.
Uma casa saudável deve ser bem ventilada, utilizar a iluminação natural com inteligência, filtrar toxinas do ambiente e da água disponível. Além de utilizar um método construtivo adequado para a região de implantação. Leia mais.
Tendinite, rinite, sinusite, alergias de um modo geral, estresse, dor de cabeça, insônia, infertilidade, agitação excessiva e a longo prazo pode desenvolver câncer, leucemia e doenças mais graves.
Exposição excessiva a produtos químicos (produtos de banho, cuidado com a pele, remédios, e produtos de limpeza) Além dos presentes na construção do ambiente: tintas, resinas dos móveis, mofo entre outros. Além da poluição eletromagnética... Leia mais.
Comments
Just Say Your Opinion
Fernanda Dettori
3 anos ago
Muito Bom! Adorei o artigo!
Importante também a questão da iluminação e da umidade como fonte de problemas para a saúde.